sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Explicando o tamanho das Briófitas

Esta é uma briófita - também chamada de musgo.


O tamanho reduzido desta planta se deve a falta de vasos condutores, e, sendo assim, a passagem de água e nutrientes é feita de uma célula para outra.


Osmose
Bom povo, por definição, a osmose é o transporte do solvente (água) do meio A para o meio B, com concentrações diferentes de solutos e separados por uma membrana semipermeável a fim de atingir o equilíbrio.
Oo


Traduzindo - entendendo na prática:

Corte um quadrado de papel celofane transparente. Pegue um pedaço de anilina (anil para roupas brancas), coloque no meio do papel celofane e amarre formando um saquinho. Mergulhe o saquinho com a anilina dentro de um copo com água e observe.

O que acontece:
A água penetra no saquinho dissolvendo a anilina, mas não permite que esta saia de dentro do saquinho.


Explicação:
As partículas do anil são maiores que os poros do papel celofane, ficando retidas (presas) lá dentro. Já as partículas da água são menores e atravessam facilmente o papel celofane, molhando e dissolvendo a anilina.
 
Voltando às briófitas:
No caso delas, o transporte de água é feito desta maneira e o transporte de nutrientes de forma bem parecida. Imagine que o papel celofane é a parece celular da célula das briófitas e a anilina é o citoplasma, núcleo e as organelas. Toda vez que uma célula absorve água e nutrientes, ela utiliza uma certa quantidade e "passa" para a célula seguinte o que "sobrou". Se a planta for grande, vai chegar uma hora que não terá água e nutrientes para passar as células seguintes e estas morrerão...
Então, o motivo das briófitas serem plantas pequenas é este. A falta de vasos condutores faz com que o transporte de água e nutriente de célula em célula não permita que a planta cresça muito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário